sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Resgatando sentidos: pela re-construção da(s) utopia(s)






“Para construir o futuro é preciso primeiro sonhá-lo, imaginá-lo.”






O sonhar é o primeiro passo que nos motiva a almejar por mudanças, exigindo de nós criação ou recriação. Nossos sonhos podem ser individuais ou coletivos, ocasionando a construção permanente do mundo e da vida.

Como profissionais da educação já ouvimos muitas vezes que esta é uma instituição falida, mas se assim avaliarmos, a saúde, a política e tantos outros setores também encontram-se falidos. O que nos faz pensar que as coisas e as pessoas “não tem mais jeito?” Ou... “O que nos faz pensar que as coisas e as pessoas podem mudar e viveremos em um mundo melhor?”

Bem como pensar na inclusão de alunos com necessidades educacionais, será uma realidade a ser alcançada ou utopia?

Podemos mencionar que Paulo Freire deixou seus ensinamentos e seu trabalho sempre esteve pautado na esperança, conscientização e diálogo, muitas das vezes movido pela indignação. Podemos afirmar que além de educador, socializador, conscientizador, idealizador, otimista, Paulo Freire também foi um grande sonhador.

“Verdades da Profissão de Professor:
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem ‘águias’ e não apenas ‘galinhas’. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.”
Paulo Freire

Um comentário:

  1. Grande personagem da educação! parabéns pelo blog...estou cursando EPT pelo IFES/ES e por isso me interessei pelo blog. http://vbprofissional.blogspot.com/
    http://vandinhacriantorinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir